Editora Pulo do Gato
gato letrado | gato xadrez | gato pintado | gato de botas | gato preto | gato mia

PNLD Literário 2022


Clique no botão abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube

Eu nem ligo
:: Selo Cátedra 10 – 2020 da Cátedra Unesco PUC-RIO – selo seleção
:: Finalista do Prêmio AEILIJ de literatura – Categoria Texto Literário Infantil
:: Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2021
Eu nem ligo
texto: Márcia Leite
ilustrações: Jean-claude Alphen
60 páginas
20x25 cm
preço de capa: R$ 61,50
isbn 978-65-87704-03-6

  > compre aqui   

 

O livro ilustrado “Eu nem ligo”, de Márcia Leite e Jean-Claude Alphen, aborda, com sensibilidade, mas sem disfarces ou meias palavras, a difícil passagem que toda criança enfrenta ao se deparar com um novo papel na vida familiar: tornar-se irmão ou irmã de alguém. Um livro delicado sobre a descoberta das sensações genuínas que afetam o crescer, como o ciúmes, a solidão, a frustração e a aceitação.

 Realidade, fantasia, brincadeiras e jogo simbólico se misturam durante toda a sequência narrativa no livro EU NEM LIGO. Ao “brincar” de mamãe, ao acordar o irmãozinho, ao “machucar” seu ursinho de brinquedo, ao permitir que seus sentimentos contraditórios tenham consequências reais, a menina tem a possibilidade de viver ludicamente aquilo que ainda não consegue nomear: por que tudo ficou tão diferente depois que “esse” bebê chegou?

O texto verbal – a voz interna da personagem -  procura se aproximar do pensamento infantil, em primeira pessoa, por meio de uma linguagem simples, direta e dialogal: a menina está o todo tempo conversando sozinha ou com alguém. Falando pela personagem e não sobre o que ela está fazendo, sentindo ou pensando, o texto não se compromete em explicar ou facilitar a compreensão do leitor a partir de algum julgamento binário de certo ou errado, deixando ao leitor a liberdade de interpretar de acordo com suas possibilidades.

As ilustrações – representações das ações - também buscam o diálogo com o essencial da narrativa pelo caminho da simplicidade e da síntese. As imagens acrescentam, complementam ou contradizem o que é anunciado pela personagem, apresentando muitas vezes elementos que darão pistas ao leitor para que escolha o que entende como mundo real ou mundo imaginário. A expressividade das ilustrações é notável. Não é necessário ver o rosto da menina, por exemplo, para imaginar o que ela está sentindo ou pensando. O gesto, a postura, as sombras, os movimentos corporais da menina, dos brinquedos e do cão orientam a compreensão do leitor de como a menina se sente ou do que deseja.

Crescer não é fácil e nem sempre os livros precisam mostrar situações agradáveis o tempo todo.  Eu nem ligo procura dar voz ao ciúme disfarçado, camuflado em indiferença. Eu ligo sim seria a real afirmativa se os sentimentos ambivalentes e muitas vezes nada nobres do irmão mais velho pelo mais novo fossem socialmente autorizados.


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br