Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM
Resenha feita pelo blog Garatujas Fantásticas - Maio/2014

Publicado em: Garatujas Fantásticas - Maio de 2014

http://garatujasfantasticas.com/osincomodadosquesemudem/


"Um elefante incomoda muita gente.
Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais…
Três elefantes incomodam, incomodam, incomodam muita gente.
Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais…"

Toda criança com certeza já ouviu essa musiquinha antes. E basta uma vez pra ela ficar gravada na memória, afinal os pequenos adoram uma repetição!

A conhecida cantiga infantil se apresenta de uma maneira diferente em Os Incomodados que se Mudem, novo livro da Márcia Leite, editado pela Pulo do Gato. Nele, os elefantes – que incomodam muita gente - passam a se sentir incomodados ao se acumularem nos cantos das páginas e se verem cercados pela presença de inúmeros pequenos ratos.

É curioso perceber como a diferença de tamanho dos personagens se faz presente nas ilustrações de Anita Prades que, com carvão, desenhou os elefantes, numa perspectiva quase borrada bastante interessante. Os ratos, por sua vez, minúsculos, foram criados em vermelho, fortes, ousados, imprimindo uma presença amedrontadora para os elefantes, grandes de tamanho, mas pequenos na coragem.

Aqui, portanto, a brincadeira inverte o contexto da cantiga e chega a um final diferente daquele musicalizado. A criativa releitura veio da imaginação da autora, já conhecida no mundo dos livros infantis: Márcia escreve para crianças há mais de 25 anos, tem várias obras publicadas e foi ganhadora e finalista de diversos prêmios.

Os Incomodados que se Mudem
Márcia Leite
Ilustrações de Anita Prades
Pulo do Gato


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br