Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
ALGUÉM PARA JOGAR COM BÓRIS NO BLOG ESTANTE DE LETRINHAS - ESTADÃO
Mateus e seu porquinho "Alguém para jogar com Bóris" fala de amizade

Publicado em: Blog Estante de Letrinhas do Estadão - Maio de 2014

http://blogs.estadao.com.br/estante-de-letrinhas/alguem-para-jogar-com-boris-aborda-amizade-e-cumplicidade-de-um-menino-e-seu-porquinho/

 

O escritor holandês Edward van de Vendel e o ilustrador belga Alain Verster escolheram o futebol como pano de fundo para falar da amizade entre um garoto e o seu porquinho, de respeito às diferentes e às dificuldades, de compreensão e amor, muito amor.

Em Alguém Para Jogar Com Bóris, recém-lançado pela editora Pulo do Gato, a história começa quando Mateus faz aniversário e ganha dois presentes: Bóris, um porco de estimação, e uma bola. O escritor descreve a cena de um jeito muito bonito. “Foi o melhor dia de sua vida (de Mateus). Mas foi também o melhor dia da vida de Bóris, porque nem era aniversário dele e, mesmo assim, ele ganhou um presente: Mateus.”

Menino e porquinho passam a fazer tudo junto: comer, roncar, ver televisão. Mas o que Mateus realmente gostava de fazer era jogar futebol. Explicava para Bóris: agora eu sou o atacante, e então você tem de tirar a bola de mim; agora eu sou zagueiro, e eu que vou pegar a bola de vocês. O porquinho, porém, não entendia o significado das palavras “atacante” e “zagueiro” e seu jogo preferido era rolar na lama. Mas ele tentava fazer o que Mateus lhe pedia.

O jogo não engrenava, e Mateus falava: “Tudo bem, Bóris. Não tem importância.” Apesar de compreender as dificuldades do porquinho, o menino ainda precisava de um adversário para jogar. Ele procura pela fazenda, mas seu pai e sua mãe estavam sempre ocupados e sua irmã era um bebê, pequena demais para jogar bola. Nem o cavalo Olavo nem as galinhas entravam no jogo.

Um dia, Mateus sai da fazenda para procurar adversários e Bóris o segue. Cansado depois de tanto andar, os dois se deitam em frente de um campinho cheio de lama. Quando Bóris acorda, percebe que o menino está jogando bola no campinho e descobre como pode ajudá-lo.

As ilustrações de Verster são divertidas e delicadas. Há muita colagem, sobreposições de imagens e cores suaves. Reparem nas cenas de puro afeto entre Mateus e Bóris e nos detalhes: há coelhos dentro de patins e muitas figurinhas de jogadores de futebol.

Serviço
Alguém Para Jogar Com Bóris
Escritor:  Edward van de Vendel
Ilustrador: Alain Verster
Tradução: Cristiano Zwiesele do Amaral
Editora: Pulo do Gato
Preço: R$ 33


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br