Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
MARI E AS COISAS DA VIDA
A imagem na capa de Mari e as coisas da vida acolhe o leitor em um abraço manso, um estampado papel de presente. Uma leitura romântica da infância. - Revista Emília - Ago 2013

Publicado em: Revista Emília

http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=337


Mari e as coisas da vida
Autora: Tine Mortier
Ilustradora: Kaatje Vermeire
Formato: 32 x 23 cm
Páginas: 32
Editora: Pulo do Gato
Ano:2012

A imagem na capa de Mari e as coisas da vida acolhe o leitor em um abraço manso, um estampado papel de presente. Uma leitura romântica da infância. Avancemos duas páginas: dentre os galhos da árvore, temos agora a parte inferior do corpo da menina, acompanhada. Talvez a vovó? É também estampado o vestido da senhora, adulto, em negro e cinza. Ah... usa delicada sapatilha xadrez cor de rosa. As pernas de ambas cruzam os pés, há entre elas, é certo, muita harmonia. O texto ainda não diz, mas a ilustração antecipa. E Mari nasce em letras, para o leitor: “... em uma cadeira de palha, debaixo de uma cerejeira. (...) Foi algo como quando você está com muita vontade de fazer xixi e pensa: ‘eu ainda posso segurar mais um pouquinho’. Consegue me segurar mais um pouquinho, é? Isso é o que você pensa! De paciência, Mari não tem nem um tiquinho”. (p.7)
A continuidade narrativa nos traz os esperneios de Mari. Sim, romantismo, infância, cumplicidade e peripécias. E uma “grande coisa” centralizando a experiência emocional mais dolorosa da vida, na vida da pequena. Que rompe com as normas, em um hospital, ao empurrar a avó, intrepidamente, numa cadeira de rodas.

As cores, traços e técnicas de Kaatje Vermeire dialogam e explodem arte abraçada ao texto de Tine Mortier, revelando por que a ilustradora é tão premiada e por que esse enredo nos conquista cada vez mais para as letras, a leitura, a trama, a poesia. Há páginas enlutadas, que pesam em cor. Outras captam Mari rompendo com as normas e revelam  quão insípido é um hospital, o quanto o amor e a ternura podem ser coisas coloridas. Para se conhecer Mari e, por meio da arte, as grandes coisas da vida.

[por Alda Beraldo]


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br