Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
LIVROS PARA FALAR SOBRE IMIGRANTES E REFUGIADOS COM CRIANÇAS (E COM DONALD TRUMP)
Por Bruno Molinero do Blog Era Outra Vez

Publicado por: Blog Era Outra Vez - janeiro/ 2017

eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2017/01/31/2-livros-sobre-imigrantes-e-refugiados-para-criancas-e-para-donald-trump/

O assunto é antigo, mas nos últimos anos vem dando o que falar. Começou com os haitianos que vieram ao Brasil após o terremoto que devastou o seu país em 2010. Depois foi a vez dos sírios e dos africanos que ainda hoje arriscam as suas vidas para chegar à Europa na condição de refugiados. Agora o debate voltou a girar em torno dos imigrantes que passam pela fronteira entre o México e os Estados Unidos.

É inevitável, tudo isso acaba caindo no ouvido das crianças, que querem explicações: afinal, o que está acontecendo? Uma das possibilidades é explicar o tema didaticamente e falar das motivações desses “viajantes” e da crise que os envolve. Foi o que fez a “Folhinha” em 2015, por exemplo, quando publicou uma capa sobre a crise dos refugiados.

Outra saída é usar a literatura. Este blog já falou sobre o livro “Imaginário”, feito pela Sophia, uma garota dez anos de idade que publicou uma obra cheia de desenhos, cujo lucro das vendas é usado para ajudar refugiados que chegaram ao Brasil.

Outros dois livros que esbarram no tema foram publicados em 2016 e são boa oportunidade para falar sobre imigrantes e refugiados com as crianças –e, por que não, também com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deseja construir um muro entre o seu país e o México e já começou uma política que impede refugiados de desembarcarem nos EUA.

LONGA JORNADA

Na história, a menina viaja acompanhada do pai e vai enumerando tudo o que vê pelo caminho: as vacas, os pássaros, as nuvens –e, claro, também o coiote, como o pai chama um cachorro bem grande e mal-encarado que acompanha o trajeto. O percurso, por sinal, é bem longo (e perigoso). Passa por rios, por trens bem velhos e pela caçamba de um carro. Tudo muito silencioso e cheio de policiais à espreita –mas também muito poético, a partir da imaginação e do sorriso da menina.

O livro, escrito pelo colombiano Jairo Buitrago e ilustrado pelo peruano Rafael Yockteng (cujo desenho para a obra abre este texto), traz de maneira delicada e ao mesmo contundente o tema dos imigrantes ilegais e torna-se leitura essencial para discutir com as crianças o mundo em que vivemos hoje. Na história, ficamos sabendo que pai e filha deixam para trás a sua casa para tentar a vida em outro país. Mas não sabemos o porquê. Será a guerra? A falta de trabalho? Algum tipo de perseguição? Sabemos apenas que eles são só mais duas pessoas entre milhões de imigrantes que fogem em busca de esperança.

 

“Para Onde Vamos”

Autor Jairo Buitrago

Ilustrador Rafael Yockteng

Tradutora Márcia Leite

Editora Pulo do Gato

Preço R$ 42,50 (2016, 56 págs.)

Leitor iniciante + leitura compartilhada




editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br