Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
BRANCA DE NEVE NO ESTANTE DE LETRINHAS
Versão sobre contos de fadas

Publicado em: Estante de Letrinhas - Estadão - outubro de 2016

http://issuu.com/arteestado/docs/estante03/1?e=25607481/39888046

Ao contrário do que muita gente pensa, os contos de fadas – histórias curtas que fazem uso da magia e encantamento – não foram criados para crianças. Quando surgiram, nos séculos 12 e 13, retratavam situações comuns na vida dos camponeses, como a fome, e eram contados para adultos. Por isso, as primeiras versões são tão assustadoras. Na história Branca de Neve dos irmãos Grimm, por exemplo, é a mãe – não a madrasta – que manda matar a moça. No final, Branca convida a rainha para seu casamento e a faz danças com sapatos em brasa até cair morta. No século 16, os contos passaram a ser publicados em coletâneas. As versões para crianças, mais suaves, surgiram no século 17, e as histórias deixaram de ser apenas narrativas orais. Mais tarde, no século 19, se transformaram definitivamente em literatura e se popularizaram. Com o surgimento do cinema, no século 20, ganharam as telas e o mundo.

As duas versões de Branca de Neve a seguir trazem a madrasta, mas apresentam o desfecho original. O reconto de Gil Veloso tem humor e ilustrações delicadas que fogem do óbvio.

Branca de neve

Autores: Jacob e Wilhelm Grimm, com texto de Gil Veloso e ilustrações de Iban Barrenetxea

Editora: Pulo do Gato

Indicação: a partir de 8 anos

Preço: R$ 38,90


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br