Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
“LETRAS DE CARVÃO” CONTA UMA HISTÓRIA DENTRO DE OUTRA HISTÓRIA
Protagonista começa a descobrir o que as letras e palavras significam e, em pouco tempo, passa a conhecer um novo mundo de possibilidade

Publicado em: Pais, bebês & Cia - agosto de 2016

http://paisbebesecia.com.br/2016/08/02/letras-de-carvao-conta-uma-historia-dentro-de-outra-historia/

Letras de carvão, da autora colombiana Irene Vasco, traz uma história dentro de outra história. Na pequena cidade de Palanque, onde quase ninguém sabe ler, a protagonista começa a descobrir o que as letras e palavras significam e, em pouco tempo, passa a conhecer um novo mundo de possibilidade para ela e para os habitantes do seu povoado. Por meio dessa história, uma mãe conta ao filho a história da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.

A narrativa tocante conta também como os habitantes dos pequenos povoados e das comunidades quilombolas puderam se transformar em leitores sem que para isso tivessem de perder o vínculo com suas tradições mais genuínas.

Segundo a autora, a trama nasceu a partir de histórias ouvidas em oficinas promovidas por ela junto a mães comunitárias, isto é, mulheres que cuidam de crianças de famílias de baixa renda da comunidade. Boa parte dessas visitas acontecia nos povoados do litoral do Oceano Pacífico, onde a população afrodescendente é predominante.

Os desenhos naïf de Juan Palomino reforçam a importância de valorizar a cultura local por meio de cenas em que crianças e adultos brincam na rua ou no rio, trabalham e se divertem em meio a uma natureza exuberante, convivem em harmonia festejando e compartilhando a vida e os saberes.

Letras de carvão
Autora:
 Irene Vasco
Ilustração: Juan Palomino
Tradução: Marcia Leite
36 páginas
Editora: Pulo do Gato


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br