Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
POEMINHAS DA TERRA
Por Penélope Martins do blog Toda Hora Tem História

Publicado em: Blog Toda Hora Tem Hisória - outubro de 2016

https://todahoratemhistoria.wordpress.com/2016/10/13/poeminhas-da-terra/

A linguagem é uma brincadeira que nos convida a redesenhar os conceitos mais primários. Quando alguém me fala da terra, eu lembro de batata, talvez porque seja uma coisa que brota escondido e que cresça sem se fazer perceber. A terra abriga mistérios redondos, outros nem tanto.

Na aula de francês, aprendi que maçã é pomme, batata é pomme de terre. Isso deu um nó na minha cabeça. Maçã num tem nada de batata, nem batata de maçã. Ambas gostam de lugares frios, é verdade.

Eu moro num país tropical e como maçãs durante a semana, batatas não faltam à mesa. Deve ser porque sou metade portuguesa, ou porque meu país é uma mistura de sabores da terra.

Na língua portuguesa daqui, tem mandioca debaixo da terra e pequi no alto do galho. Tem pitanga e guaraná e açaí e cajá (e isso me faz lembrar uma canção que diz ‘esteja cá já’, ou eu que entendi trocadilho no estribilho).

Com uma linguagem tão frutífera, Márcia Leite e Tati Moés plantaram Poeminhas da Terra e fizeram renascer um solo fértil para conversarmos sobre nossa língua brasileira.

O livro é um espaço de brincar com a linguagem, quer pelas palavras colecionáveis que Márcia desdobra em sabor, quer pelas imagens que Tati Moés distribui com a sofisticação e a elegância de quem sabe compor traços bailarinos.

Eu sempre repito, para exaltar a cultura brasileira, que o nosso molho tem borogodó, palavra que desafia os melhores temperos das africanidades que oferece a terra brasilis. Poeminhas da terra tem tudo isso: borogodó na cumbuca de barro para rechear o apetite de quem mora na oca, por cima um teto de sapé (e lá fora uma fogueira para assar batatas…).

Ps. Este livro integra a seleção Ler para uma Criança do Banco Itaú. Se você é educador, bibliotecário ou voluntário na leitura, pode pedir o seu exemplar aqui ó: https://www.itau.com.br/crianca/


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br