Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
A LEITURA COMO FORMA DE INCLUSÃO
Por Juan Palomino, ilustrador da obra Letras de carvão

Publicado em: Blog La Neif 

www.laneif.com

 

Quando falamos de inclusão devemos primeiro pensar: O que entendemos por diferenças? Por que as vemos como uma ameaça?

A inclusão não deve tratar apenas dos portadores de necessidades físicas. Atualmente, os governos se preocupam em criar uma série de medidas de inclusão, visíveis por todos – como rampas de acesso, elevadores especiais, livros em braille –, mas, ao mesmo tempo, excluem e ignoram um monte de gente que simplesmente não lhes interessa amparar. Na verdade, todos nós também costumamos agir assim: qualquer diferença – étnica, religiosa, cultural, econômica, ou de gênero, de orientação sexual e muitas outras – pode provocar exclusão.

Em um de meus recentes trabalhos, um homem admira as diferentes cores e formas dos pássaros e convida uma menina a observá-los da forma como ele os vê. Na sequência, o homem passa a censurar e a tentar mudar as diferenças entre as pessoas, com a intenção de que todas sejam como ele. A menina, então, lhe oferece um livro e ele começa a ver as pessoas da mesma forma como, antes, admirava as aves.

Creio que a literatura é isso, uma maneira muito eficiente de mostrarmos as diferenças como riquezas e não como ameaça. Minhas imagens precisam ser um convite à curiosidade e à surpresa. Prefiro pensar que o meu trabalho forma leitores, mas não necessariamente de livros, mas sim de suas próprias vidas.

*Trecho de entrevista ao blog La Neif – www.laneif.com.

Juan Palomino

para saber mais sobre o ilustrador:

www.dejuanpalomino.blogspot.com



editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br