Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
FÁBULA SOBRE RÃS ABORDA PODER, AUTORITARISMO E ÉTICA
Por Bia Reis do Blog Estante de Letrinhas do Estadão

Publicado em: Estante de Letrinhas - Estadão - Janeiro de 2016

http://cultura.estadao.com.br/blogs/estante-de-letrinhas/fabula-sobre-ras-aborda-poder-autoritarismo-e-etica

Em ‘A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés’, as ilustrações vão além da narrativa feita com palavras: elas acrescentam informações, sempre com uma dose de bom humor.

O título divertido dá o tom do livro: A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés. Nesta fábula do escritor suíço Davide Cali e do ilustrador italiano Marco Somà, lançada no fim de 2015 pela Editora Pulo do Gato, as ilustrações vão além da narrativa feita com palavras: elas acrescentam informações, sempre com uma dose de bom humor.

Rãs estão ao redor do lago quando ouvem algo caindo dentro da água. Ao mergulhar, uma delas encontra uma coroa e, ao colocá-la na cabeça, se transforma na rainha das rãs. Como ninguém nunca havia visto uma rainha, elas não sabem muito bem como agir. A rã é aclamada pelas demais e sua vida muda, assim como a de todos ao seu redor. Ao mesmo que passa a ter certos benefícios, precisa agir de maneira condizente com o que esperam dela. Um dia, a rainha perde sua coroa e seu poder passa a ser questionado.

"E o que faz a rainha das rãs?

A rã com a coroa não fazia ideia. Algumas rãs disseram que sabiam o que uma rainha deveria fazer e começaram a aconselhá-la:

‘A rainha das rãs não pode falar com as outras rãs, não pode molhar os pés e tem direito a uma folha espaçosa só para ela. A rainha das rãs não pode se cansar, deve dormir bastante, apenas comer moscas, dar ordens e castigar as rãs que não lhe obedeceram imediatamente"

Neste livro, Cali questiona poder e submissão, fala de autoritarismo e ética. Será que um simples objeto é capaz de transformar alguém, de fato, em rei ou rainha? O que faz alguém ter o direito de mandar nos demais?

No texto há interessantes interferências dos som: lá estão o barulho das rãs e o estalo que um objeto faz ao cair no lago. Somà, por sua vez, criou um universo antigo para rãs, com tons pastéis, instrumentos clássicos, roupas e móveis de um outra época. O ilustrador também brinca com o tempo e o espaço ao utilizar, em algumas páginas duplas, desenhos que saem do lado esquerdo para o direito.

A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés foi publicado pela primeira vez em Portugal, em 2012, pela Bruaá Edição e Design.

Serviço
A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés
Escritor: Davide Cali
Ilustrador: Marco Somà
Tradução: Miguel Gouveia
Adaptação da tradução: Márcia Leite
Editora: Pulo do Gato
Preço: R$ 38


editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br