Editora Pulo do Gato

PNLD Literário 2022


Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
PÉ-DE-BICHO NO BLOG TODA HORA TEM HISTÓRIA
Por Penélope Martins

Publicado em: Blog Toda Hora Tem História - Agosto de 2015

https://todahoratemhistoria.wordpress.com/2015/08/06/pe-de-bicho/

Quando uma criança encontra uma árvore, a pergunta não tarda aparecer: essa árvoré é pé de quê?

Frustação quando a árvore não é pé de nada. Nada do que se come – é bom que se diga, porque quando a pergunta aparece o perguntador geralmente é um guloso que está pensando em amora, maçã, kiwi, até melancia, contanto que se coma…

O menino me disse todo atarantado:

– Tem um pássaro ali no quintal, ele tá em cima do galho.

Eu já conhecia o emplumado de barriga laranja.

– É que essa árvore aí é pé-de-sabiá.

O menino ficou olhando pra mim como quem tem certeza que o outro é zonzo, maluco, ruim da cabeça. Então, eu emendei:

– Mas também dá bem-te-vi, colibri e pardal. Essa árvore é um pé-de-pena.

Na casa da minha amiga também é assim. Márcia Leite tem um pé-de-bicho, fica bem na divisa entre a casa dela e a casa do outro amigo nosso, o Joãocaré. Bom, para embolar mais a conversa, o João já leva bicho no nome.

Outro dia, contou Márcia, que chegou uma arara, duas capivaras e três jabutis no pé-de-bicho que ela tem lá.

E como se não bastasse, eu até achei que minha amiga estava inventando, o pé-de-bicho deu três jaguatiricas, duas jararacas e um quati.

– Márcia, você pensa que me engana?

Tive que perguntar, mas o Joãocaré serviu de testemunha e foi logo retrucando:

– Isso não é nada, tem um sabiá, duas pererecas e três saguis no nosso pé-de-bicho.

Eu não podia com aquilo. Era preciso averiguar. Peguei óculos, lupa, lápis, caderneta, caso fosse preciso tomar notas, mas quando cheguei lá para ver o tal pé-de-bicho, macacos me mordam, eu nem pude contar tantos eram.

Fiquei com uma baita vontade de ter um igualzinho. Márcia deu risada. João nem hesitou, catou uma muda e deu para que eu plantasse bem no meio da biblioteca.

Pé-de-bicho é o novo livro de Márcia Leite e Joãocaré que leva o selo da editora Pulo do Gato. A árvore dessa história é o o ponto de encontro dos bichos da floresta. Nessa grande e acolhedora árvore sempre cabe mais um! É nela onde animais de diferentes espécies se reúnem, se divertem e convivem em total harmonia.

O texto do livro é acumulativo e ritmado, associado às imagens que transbordam cores e humor, desafia a curiosidade do pequeno leitor e o convida a entrar na brincadeira para descobrir quem são os bichos que chegam e que partem dos cenários. Pé-de-bicho é também uma homenagem aos habitantes nativos do Brasil e à fauna brasileira: o nome de todos os animais são de origem indígena.

Você já tem um pé-de-bicho em casa?



editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br