Editora Pulo do Gato

Clique no botăo abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube
1 REAL (LANÇAMENTO CURIOSO 7)
Por Érico Assis

Publicado em: Blog A pilha, de Érico Assis - Novembro de 2014

http://apilha.com.br/1-real-lancamento-curioso-7/


Um álbum quase sem palavras, voltado para crianças com um pouquinho de bagagem, de um autor espanhol inédito no Brasil? Mas é quase a definição de lançamento curioso.

1 Real pode ter a mão um pouco pesada na “mensagem”: Federico Delicado compara a vida de um menino que limpa parabrisas no semáforo com a de uma garotinha mimada que tem uma babá para cumprir todas suas vontades. Mas, como falei acima, é para um público juvenil e, dentro desse universo de “mensagens”, tem até certas ousadias.

A principal ousadia é justamente não haver texto. Há seis capítulos nomeados (“ele”, “ela”, “juntos”, “o retorno”, “o despertar”, “o reencontro”) e, fora o título, o texto fica por aí. O autor conseguir contar uma história comprida – com bom enredo, com sequências oníricas e metáforas – com clareza serve de aula de quadrinho mudo.

Federico Delicado tem uma carreira na ilustração que começa nos anos 1970, com duas dezenas de livros na Espanha – a maioria infantis ilustrados. Este ano ganhou uma honraria importante no país, o Premio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado, pelo álbum Ícaro. 1 Real saiu no original em 2010.

A publicação brasileira é da Pulo do Gato, editora especializada em literatura infanto-juvenil que eu vi nascer, mas só retomei o contato agora que ela já está grandona, indo pro colégio e inventando suas músicas. Nem sabia, por exemplo, que haviam lançadoHarvey, de Hervé Bouchard e Janice Nadeau, álbum canadense dos mais especiais (e que foi devidamente reconhecido aqui com prêmios). Para quem gosta de livros infantis ou de ilustração, vale a pena passar alguns minutinhos fuçando o catálogo.

 



editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br