Editora Pulo do Gato
autores | ilustradores | tradutores

PNLD Literário 2022


Clique no botão abaixo para baixar nosso catálogo!


catálogo em pdf


Facebook Instagram YouTube

Wilhelm Busch
Wilhelm Busch

Wilhelm Busch nasceu em 1832 no vilarejo de Wiedensahl, antigo Reino de Hanover, atual Alemanha. Aos 9 anos, foi enviado para viver com o tio, um pastor protestante bastante rigoroso. Mais tarde, para atender a um desejo do pai, ingressa no curso de engenharia mecânica na escola politécnica de Hanover. Quatro anos depois, toma a decisão de mudar sua área de estudos, matriculando-se na Escola de Arte de Dusseldorf. No ano seguinte, aprofunda seus estudos de pintura na Real Academia, na Antuérpia.

Apesar da experiência acadêmica, Busch precisa voltar para casa em 1853, após contrair febre tifoide e ficar sem recursos financeiros. Na ocasião, começa a pesquisar e coletar sagas, histórias e contos de fadas populares alemães, o primeiro dos sucessivos passos que daria em sua trajetória artística.

Com o dinheiro do pai, recomeça os estudos na Escola de Arte de Munique, onde conhece Kaspar Braun, editor dos periódicos de humor Fliegenden Blätter (Folhas que voam), e Münchener Bilderbogen (Tabloide de Munique), que publicavam poemas, histórias e ilustrações caricatas de personagens e costumes alemães. A partir desse contato, começa a desenhar tiras de humor para jornais e a editar suas primeiras histórias.

Em 1865, Busch publica Max und Moritz (título original deste Juca e Chico), que rapidamente obtém sucesso não só na Alemanha, como nos países em que é traduzido, inclusive no Brasil, pelo poeta Olavo Bilac, consagrando-se um verdadeiro clássico da literatura infantojuvenil.

Considerado precursor da história em quadrinhos moderna, sua ilustração expressiva e sarcástica é fortemente marcada por críticas aos costumes, à hipocrisia social e à religiosidade da época.

Wilhelm Busch morreu em 1908.

Livros

editora pulo do gato direitos reservados | rua general jardim 482, conj. 22 cep 01223-010 são paulo sp | T+ 55 11 3214-0228 | pulodogato@editorapulodogato.com.br