Objeto 3 - Obras literárias e materiais de apoio pedagógico ao professor e ao estudante
A Editora Pulo do Gato está novamente entre os aprovados para o PNLD Literário!
A Pulo do Gato acredita que ler um livro é uma experiência única, inesquecível e transformadora. Para isso, oferecemos às educadoras e aos educadores a possibilidade de escolher alguns dos livros de nosso catálogo voltados para a primeira infância, de acordo com os critérios estabelecidos à EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL pelo BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com nossos critérios editoriais: livros com qualidade literária e estética que desafiam, deslumbram, sensibilizam, questionam, emocionam, surpreendem e ampliam conhecimentos do mundo, do outro e de si mesmo.
Boas escolhas!
*Novembro 2025 (previsão para registro das escolhas no sistema, segundo cronograma do FNDE)
Obrigado é uma narrativa poética que reúne poemas verbais e visuais criados por André Neves para visitar a infância dos poetas que o marcaram em sua trajetória de vida e o constituíram como leitor, ilustrador e escritor.
Após anos de pesquisa para a realização deste livro, o autor se familiarizou com a vida e obra dos poetas a quem presta homenagem como se os conhecesse desde sempre. Essa intimidade é transmitida ao leitor de tal maneira que também achamos natural chamá-los pelo primeiro nome: Manuel, Carlos, Cecília, João, José, Paulo, Cora, Manoel, Cruz, Patativa, Hilda, Murilo, Ferreira, Vinicius...
Ponte com mundos imaginários, o livro se abre em uma narrativa: um livro é encontrado por um menino; ao abri-lo, abre-se o mundo das linguagens; ele lê e se lê ao mesmo tempo.
As ilustrações, privilegiadas pelo formato do livro, saltam das páginas como a própria pele ou obra dos poetas: líricas, fantasiosas, ternas, desconcertantes. Um dicionário visual em que todas as imagens apresentam apenas duas permanências: crianças e livros.
O Pulo do Gato: Os poemas se conectam por meio da partícula SE, assim como as imagens pelas paleta de cores, corpos, identidades e pelo livro vermelho. O mesmo SE que abre o livro é o que provoca a pergunta do desfecho. O que aconteceria SE todos os poetas adormecessem? O que restaria? O leitor. O que lê. Aquele que participa da leitura e se compromete a escrever os poemas para que o autor possa por fim agradecer: obrigado.